As Lições De Um Mestre

Se ele disse, deve ser verdade
(pic by chessbase.com)
Anatoly Karpov foi um dos grandes campeões de xadrez. E o xadrez, como se sabe, é uma sequência de pequenas batalhas. Exatamente como a vida. Por isso, Daniel Muñoz em seu blog, extraiu 15 valiosas lições baseadas nos ensinamentos do mestre russo. Que podemos aplicar em nossas vidas e, principalmente, em nosso trabalho. Tomei a liberdade de livremente traduzi-las do espanhol acrescentando comentários em um contexto profissional


* Trabalhe ativamente, mas não comprometa sua estratégia de longo prazo
Ou seja, responda imediatamente aos desafios do dia-a-dia, porém sem abandonar as metas e o percurso escolhidos. Decidiu aprender Python? Ótimo. Comprou vários livros, entrou em curso de seis meses e iniciou um projeto com essa linguagem? Certíssimo. Entretanto, se aparecer uma boa oportunidade de emprego solicitando Ruby, não abandone tudo pra sempre começar do zero.

* Não permita oponentes entrando livremente em sua área, a menos que você seja melhor que eles
E pra ser melhor, você precisa estudar muito, estudar a concorrência e entregar produtos e serviços no prazo prometido. Isso é ser bom. Sendo conhecido por estas qualidades, por que alguém contrataria outra pessoa?

* Não apresse suas iniciativas
Pior que gastar tempo e dinheiro desenvolvendo um novo produto é gastar ainda mais dinheiro consertando bugs e criando campanhas publicitárias para demonstrar aos seus clientes e interessados como é bom o seu produto que não funciona.

* Tenha certeza de que seu capital está seguro
Não arrisque seu lar, família ou o mínimo que precisa para subsistir. Parece o conselho que li uma vez de um croupier brasileiro que trabalha em Las Vegas. "Não tenha limite para ganhar, mas tenha para perder" disse ele. Soa o contrário do que lemos em biografias de homens de sucesso, que estavam no fundo do poço e que deram uma cartada decisiva em suas vidas arriscando tudo. Fica bacana no livro do Steve Jobs e tenho certeza que funciona de vez em quando na vida de um gênio. Infelizmente eu não sou um. Gostaria mas não sou.

* Entenda o que está fazendo e resista aos "impulsos de momento"
É um profundo entendedor de jardinagem? Então porque está abrindo uma pizzaria? Simplesmente porque pareceu uma ótima ideia e todo mundo está abrindo uma? Trabalhe naquilo em que você é bom. De novo, Leonardo Da Vinci tinha múltiplas habilidades mas igual a ele só nasce um a cada século.

* É melhor fazer algo bom que tenha um objetivo do que procurar a perfeição
Até porque a perfeição é um processo, não uma meta. Feito é melhor que perfeito como se diz por aí. Charles Babbage passou boa parte de sua vida tentando construir a máquina de calcular suprema que hoje conhecemos por computador. Como estava no século 19, não conseguiu. Tivesse ele entregue os projetos que estavam ao seu alcance na época ao invés de simplesmente descartá-los por não satisfazerem a sua ânsia de plenitude, não teria morrido pobre e louco.

* Não gaste tempo procurando o melhor caminho. Ganhe tempo escolhendo um
Tempo é precioso. Tempo é dinheiro como está escrito no relógio do Tio Patinhas.  Quem tem tempo pode se dar um luxo de escolher mais adiante o que irá fazer. Se irá permanecer no trajeto selecionado ou se deve adotar uma mudança.

* Sempre tenha tempo para pensar
A sua agenda está repleta? Não sobra tempo pra nada nem para meditar e planejar? Tenho uma notícia para você: comece a achar tempo então para apagar incêndios, pra cuidar de doenças ao invés da saúde e de como se recuperar das perdas ao invés de ganhos.

* Não entre em situações complicadas
A situação boa é a situação clara. Se o sucesso de um projeto depende do recebimento de um serviço  de terceiros que está para ser lançado e metade da empresa terá que ser treinada para corretamente utilizá-lo na brecha constitucional que o governo prometeu aprovar em prazo recorde, fuja. Fuja com todas as suas forças para as montanhas.

* Mantenha a iniciativa sempre que possível
Você estudou, deixou a concorrência para trás, ganhou tempo. Ótimo, continue assim. É solitário no topo e isso é bom demais. Talvez fosse isso o quê o mestre jedi queria dizer com "tenho a vantagem de estar na posição mais alta". Talvez. Na dúvida continue subindo.

* Se parece errado, provavelmente é
O certo é difícil de presumir. É preciso muita pesquisa e trabalho duro para alcançar um nível de certeza. Já encrenca, sentimos o cheiro de longe. Não se trata de intuição, mas sim de bom senso.

* Tenha a vantagem no final
Eu não gosto de metáforas futebolísticas então vou utilizar o basquete, que é o melhor esporte coletivo já criado pela raça humana. É melhor ter uma equipe entrosada e que chegue no último quarto com uma vantagem confortável no placar do que depender do arremesso milagroso disparado no sufoco do último segundo. Mesmo que o arremesso seja feito pelo craque legendário e multimilionário que raramente erra. Se ele errar, ele terá emprego na próxima temporada. Você não.

* Não tenha pressa
O melhor de viajar é chegar no destino. Você me entendeu.

* Seja objetivo naquilo que faz
O que não ajuda, atrapalha.

* Estude muito, trabalhe muito, lute muito
O que ele quis dizer é: estude muito, trabalhe muito, lute muito.

Karpov levava um vida normal
(pic by acfblog.pt)




Comentários